top of page

Neste Natal: Honra as tuas raízes, a tua família!

E o Natal está a chegar e ainda parece que foi há tão pouco tempo o anterior, mas a realidade é essa, é que o tempo passa a “voar”, expressão que mais tenho ouvido nos últimos dias e que corresponde tão bem ao estado interno de agitação que assola grande parte de nós, a vida passa muitas vezes sem darmos por ela.


Com o Natal vem também as reuniões, as festas e as comemorações dos grupos de amigos, profissionais e acima de tudo as reuniões familiares. O que aparentemente parece uma situação fácil e perfeitamente natural pode causar também grande ansiedade e desconforto, principalmente quando estamos a falar de família.


"Todas as famílias tem as suas próprias questões, o seu conjunto de crenças e de tradições que fazem cada um de nós ser único e autentico, mas grande parte das vezes nós não conseguimos ver, não é pelo Amor que estamos conectados, estamos conectados às dificuldade aos conflitos, às coisas menos boas e isso pode causar grande sofrimento e ansiedade quando temos de estar, de permanecer e muita vezes evitamos este contacto."


Mas se soubesses que neste contacto, neste permanecer, nesta conexão de Amor para além do conflito existe a força, existe a Magia da Vida, farias alguma coisa diferente?


Questiono-te, se sabes verdadeiramente a história da tua família? Sabes quem são, quem foram? O que fizeram? Sabes a história para além de ti?


Há sempre mais a saber, porque se não estamos com a visão de Amor, vai existir sempre partes da história que vão vir ao de cima para que conforme a nossa visão possam ser olhadas e integradas.


Nós somos a nossa história, nós somos as nossas raízes, somos tudo o que nos deu origem, somos um movimento para a frente de tudo o que foi. Por isso, se tomarmos consciência que tudo o que veio antes, permanece também em mim, eu não tenho como não ter uma visão amorosa sobre a minha família, sobre mim mesmo.


Por isso, para que possamos estar apenas conectados a esse Amor,ao Amor maior, Amor da Alma deixo-te duas sugestões de como aproveitares a reunião familiar para te conectares a esse Amor:


Quando estiveres reunido à mesa, ou em outro local, onde estejam todos juntos, olha para cada um nos olhos, olha profundamente para membro da tua família, como se tivesses também a olhar para ti mesmo e repete a seguinte frase:


“EU VEJO-TE”, ao dizeres esta frase estás a reconhecer a totalidade do outro ser, estás a reconhecer o outro tal como ele é, estás a aceitar o seu destino e isso traz-nos uma libertação e paz que nos permite também aceitar e reconhecer a nossa vida tal como é."


Podes fazer este pequeno exercício inclusive sem a outra parte dar conta, isto é um movimento teu e basta que a alma entre em ressonância uma com a outra para que a libertação ocorra.


Outra sugestão que te deixo é: pesquisa a tua história! Porque não aproveitar a reunião de Natal em família para fazer a tua árvore?


Criar a nossa árvore é tão simples e permite que nada se perca, ou que se perca menos informação, informação essa que para gerações futuras pode ser fundamental. Todos nós infelizmente já perdemos membros da nossa família, e o sentimento comum das pessoas que acompanho é que se fosse hoje tinham perguntado mais, tinham querido saber mais, por isso se ainda tens esta oportunidade aproveita!


Apenas precisas de papel e caneta!


Podes seguir o exemplo de estrutura que encontras na imagem. Coloca o que sabes sobre cada um e pergunta. Regista o que ainda podes saber.



Após a informação, podes mesmo fazê-la com fotos e colocá-la num sitio especial na tua casa, para que te possas conectar sempre à tua ancestralidade.


Ao fazeres estes pequenos exercícios estás a honrar a tua família, estás a permitir que no teu interior cada um deles seja visto e reconhecido. Esse reconhecimento promove o equilíbrio e harmonia no sistema e por consequência isso manifestar se-à na vida.


Ao honrarmos as nossas raízes estamos também a permitir que a libertação ocorra.


Deixa que o sentimento de Gratidão te invada. Agradece a cada um a escolha que tiveram e que permitiu que vida fluísse até cada um de nós, quando percebemos a grandeza do que nos antecedeu, existe um movimento interno que é automático, deixamos de dar importância a pequenas coisas, coisas que comparada à grandeza da Alma não têm a mesma relevância, o mesmo peso.


Uma alma grata é uma alma feliz, uma alma feliz é uma alma livre!


Por isso este Natal, conecta-te apenas ao que importa, conecta-te à Vida.


Feliz Natal

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page