CONSTELAÇÕES

SISTÉMICAS

As constelações sistémicas são uma forma de aceder ao inconsciente de um sistema, familiar ou organizacional, para identificar e solucionar os bloqueios de forma simples e leve com base nas Ordens do Amor.

 

O objetivo é observar e tomar consciência dos aspetos inconscientes, pessoais e sistémicos, que limitam uma vida de integração, liberdade e amor.

 

As Constelações Sistémicas permitem ao cliente olhar a rede de vínculos em que se encontra implicado e obter uma compreensão sobre as dinâmicas e enredos familiares que geram e mantêm problemas. É uma abordagem suave, focada na ampliação de consciência e acolhimento para encararmos a vida com mais leveza e paz.

 

Qualquer sistema pode ser constelado, seja ele familiar ou organizacional, em abordagem individual ou em grupo.

 

Como funciona?

 

A Constelação Sistémica inicia com a apresentação da questão que inquieta o cliente. Segue-se uma breve entrevista para perceber o que o cliente deseja resolver. Esta sondagem recolhe informação factual acerca do sistema familiar.

 

O terapeuta necessita apenas de informação essencial e concreta, não se estendendo a opiniões ou sentimentos associados ao facto, pois estas questões tendem a confundir o cliente. O cliente terá apenas de responder a perguntas simples, como “qual é o problema?” ou “o que deseja conseguir?” e fornecer alguns factos importantes.

 

Feita a recolha de informação, inicia-se a decisão sobre os elementos que irão ser configurados na constelação. Os elementos que normalmente são colocados na constelação são: a própria pessoa que apresenta o problema e alguns membros da sua família, mas poderá também ser um elemento abstracto, como um aspecto da personalidade, uma doença, uma casa, um país, dependendo do problema que esteja a ser trabalhado.

Ao ter uma percepção diferente da situação e ao tomar consciência de uma nova realidade, automaticamente inicia-se o processo de transformação. Ocorre uma mudança na alma que permite ser mais autêntico e mais conectado a si mesmo.

 

"O amor precisa de condições para se manifestar na profundidade da Alma.”

Bert Hellinger

© 2020, Ana Sofia Correia. Todos os direitos reservados.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco